A Hewlett-Packard vai autonomizar a sua divisão empresarial, num movimento que, na prática, corresponderá ao spin off dessa área de negócios, com a criação de uma empresa independente. A actual HP Inc manterá o negócio de retalho, assente na venda de computadores, impressoras e consumíveis, enquanto na nova HP Enterprise ficará o negócio das soluções para empresas, como os servidores, a armazenagem ou a gestão de redes.
Em Portugal, Carlos Leite, actual Enterprise Group Country Manager, vai liderar a HP Enterprise, enquanto actual Director-Geral da HP Portugal, José Correia, se manterá nos comandos da HP Inc.
A divisão empresarial registou um lucro de 1.600 milhões de dólares, no ano passado, e vendas de 55,1 mil milhões, representando sensivelmente metade do volume de negócios agregado da actual HP. A HP Enterprise arrancará formalmente a 1 de Novembro e estará cotada na Bolsa de Nova Iorque.
A separação terá um custo de dissinergias, resultante da necessidade de duas sedes e da duplicação de todas as funções e departamentos de back office, estimado entre os 400 e os 450 milhões de dólares anuais.