PC Chinês trava Fosun

O Comité Central do Partido Comunista Chinês não quer que a Fosun ganhe o Novo Banco, preferindo que a proposta vencedora seja a apresentada pela Anbang Insurance. A cúpula dos dirigentes de Pequim está preocupada com a dimensão e o protagonismo excessivos da Fosun e entendem que a holding chinesa, que em Portugal tem interesses diversificados, entre os quais ao grupo segurador Fidelidade, está demasiado alavancada. A Fosun anunciou entretanto que iria levantar 1000 milhões de novos capitais, mas nem esta operação sossegou o PC Chinês.

A Fosun estará assim fora da corrida ao Novo Banco, abrindo as portas à entrada da Anbang Insurance. Uma solução que o sempre bem informado João Rendeiro, ex-patrão do Banco Privado Português, já avançara, a 10 de Abril, no seu blog Arma Crítica.

Rendeiro garante que os dois grupos chineses não vão fazer guerra de preços entre si, apesar de serem dos mais agressivos operadores privados da China e que alguém relevante convidou Guo Guanchang e Wu Xiaohui, os líderes da Fosun e da Anbang, respectivamente, para jantar em Xangai, recentemente, e que aí ficou entendido quem estaria no pole position na corrida ao Novo Banco: a Anbang.

 

Veja o artigo de João Rendeiro no link abaixo:

http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2219