O semanário SOL, do grupo angolano Newshold, está a ultimar os preparativos do seu próprio canal de informação, que além de Portugal cobrirá Angola e Moçambique, repetindo as geografias já experimentadas com as edições de papel. José Marquitos, que há quatro anos trocou a vice-presidência no canal público RTP pela Newshold, lidera este dossier.
O canal SOL será distribuído exclusivamente através dos operadores de cabo e satélite e funcionará no piso zero das actuais instalações, onde estão a decorrer obras para o efeito. O lançamento do canal será formalmente anunciado ainda antes do Verão, tendo já sido feitos contactos discretos com potenciais patrocinadores e investidores comerciais.
Em 2011, quando o cenário de privatização da RTP estava ainda na mesa, a Newshold foi dada, a par com a Cofina e com a Ongoing, como uma das mais fortes candidatas ao canal público. A contratação de Marquitos foi vista na altura como um reforço nas pretensões do grupo angolano, que tem a família Madaleno, do ex-presidente do BESA, Álvaro Sobrinho, como accionista.