Vítor Ramalho apontado para secretário executivo

O socialista Vítor Ramalho, actual secretário-geral da União das Cidades Capitais de  Língua Portuguesa (UCCLA), é apontado para suceder a Murarde Murargy como secretário executivo da CPLP, a Confederação dos Países de Língua Oficial Portuguesa, soube o CONFIDENCIAL.

Depois de muitos avanços e retrocessos na questão de qual dos Estados-membros iria indigitar o próximo secretário executivo, Timor-Leste decidiu passar a vez, cabendo agora a Portugal avançar com um nome para a secretaria geral.

Numa tentativa de dar peso internacional à CPLP, o nome de Durão Barroso chegou a ser falado para o cargo, todavia o antigo primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia não se mostrou disponível.

Com o final do mandato de Murarde Murargy a aproximar-se e com a mudança do Governo, parece que o executivo de António Costa poderá apoiar Vítor Ramalho para o cargo, tendo como base o trabalho que tem vindo a desenvolver na UCCLA. Isto, apesar das críticas de Ramalho à solução governativa de esquerda.

Conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, Vítor Ramalho já desempenhou diversos cargos, como secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da República, secretário de Estado Adjunto do ministro da Economia, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola e presidente do Núcleo Nacional do Fórum dos Parlamentares de Língua Portuguesa.