Media Rumo ganha “Económico”

O empresário angolano Domingos Vunge, do grupo Media Rumo, deverá fechar ainda este mês com o Haitong o negócio de compra do Económico, garantiram ao CONFIDENCIAL. O Haitiong (ex-BESI) é o banco que recebeu o mandato dos principais credores da Ongoing (Novo Banco, Millennium bcp e Montepio), a empresa que controla o Económico, para concluir a operação. O fecho do negócio esteve agendado para esta semana, mas problemas de última hora, relacionados com a assumpção das dívidas ao Estado, adiaram a assinatura.

A solução Vunge afasta a hipótese de Isabel dos Santos, a empresária angolana que detém participações na operadora de telecomunicações NOS e no BPI e que era dada como uma das principais candidatas na corrida pelo grupo de media que controla o “Diário Económico” e o canal especializado de cabo ETV. Vunge foi aliás o único interessado a avançar com uma proposta vinculativa e concreta.

Vunge deverá reconduzir o actual director, Raul Vaz, pelo qual tem grande apreço pessoal e com o qual trabalhou, há seis anos atrás, quando Vaz e Miguel Coutinho, ex-director do Económico, funcionavam como consultores do grupo angolano Score Media, que edita o semanário económico a “Expansão” e da revista de negócios “Estratégia” e no qual Vunge era um dos accionistas de referência, a par com Vítor Fernandes. Fontes próximas do negócio garantiram ao CONFIDENCIAL que o novo accionista angolano terá oferecido uma participação no capital ao director Raul Vaz.

O grupo angolano Media Rumo, que detém a revista de economia “Rumo” e o semanário “Mercado” (que teve como parceiro em Lisboa o “Diário de Noticias”, com o qual chegou a ser distribuído às terças-feiras em Portugal) terá feito a melhor proposta à Ongoing, batendo as ofertas da empresária angolana Isabel do Santos.

O grupo Media Rumo tem como accionista e presidente Domingos Vunge, que transitou da Score Media, onde tinha como sócio Vítor Fernandes. Vunge conta com a colaboração de Filipe Coelho, que foi administrador da Medianova, o grupo de media de Álvaro Sobrinho. Fontes angolanas garantiram ao CONFIDENCIAL que Vunge é testa de ferro de Sobrinho e mantém também ligações com António Mosquito, o empresário angolano que é hoje um dos accionistas de referência da Global Media, o grupo que controla os diários generalistas “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”, o desportivo “O Jogo” e a estação de rádio “TSF”.