A China Three Gorges (CTG), o maior accionista da EDP, é um dos concorrentes à concessão para a construção e exploração de 29 centrais hidroeléctricas no Brasil. O interesse dos chineses foi bem acolhido em Brasília, que eliminou a restrição que impedia a apresentação de propostas por parte de grupos e empresas estrangeiros, permitindo assim que a estatal chinesa se possa apresentar a leilão.
A alteração à lei deve-se ao facto de as empresas brasileiras estarem com dificuldades na obtenção de financiamento, devido à crise económica que se verifica no Brasil.
Os apoios do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) estão a diminuir.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) deverá participar no leilão, à semelhança da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia Energética de São Paulo (CESP), havendo ainda manifestações de interesse por parte de empresas dos Estados Unidos, Canadá e Espanha.
A China Three Gorges já fechou um acordo este ano para a compra de activos da brasileira Triunfo Participações e Investimentos (TPI), uma empresa com sede em São Paulo, com forte presença nos segmentos de concessões rodoviárias, administração portuária e aeroportuária e produção de energia.