Apax na corrida à ONI

O fundo de private equity Apax Partners, que perdeu a compra da Portugal Telecom para os franceses da Altice, poderá ser o novo dono da ONI, que a Altice tem de vender no âmbito dos remédios exigidos pelas autoridades da concorrência para poder comprar a PT, disseram ao CONFIDENCIAL. A possibilidade de venda à Apax terá surgido depois de fracassadas as negociações com a Interoute, que terá apresentado uma oferta pela ONI que a Altice terá considerado demasiado baixa.

As fontes do CONFIDENCIAL não conseguiram saber se o negócio envolverá apenas a ONI, ou se também incluirá a operadora de cabo Cabovisão. No caso de se restringir apenas à ONI, a Altice manteria em aberto o processo de venda da Cabovisão, um negócio que, segundo os analistas, encaixaria bem na Vodafone Portugal.

Na corrida à PT, a Apax apareceu em consórcio com o fundo de private equity Bain Capital e com o grupo português Semapa, de Pedro Queirós Pereira. As telecomunicações são um dos sectores estratégicos do investimento da Apax, que nos últimos anos adquiriu algumas das operações dos franceses da Orange em mercados europeus.