Guiné Equatorial quer Banif Cabo Verde

O filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mangue, o Teodorín, que também é Vice-Presidente da Guiné Equatorial, ofereceu 7 milhões de euros pela licença bancária do Banif Cabo Verde. Depois do embaraço com a compra do NB Cabo Verde por José Veiga, o negócio está a ser analisado pela equipa de Miguel Alçada e no Banco de Portugal. Recorde-se que o juiz Carlos Alexandre confiscou o depósito a favor do NB feito na CGD para a compra do NB Cabo Verde, por sociedades representadas por José Veiga.

O dossier do inquérito sobre a alegada “aquisição ilícita de bens”, que levaria Teodorín Obiang, filho do Presidente da Guiné Equatorial, a um julgamento em França, foi encerrado a 11 de Agosto, anunciou uma fonte judiciária próxima do processo, ao “Expresso”, no passado dia 10 de Setembro de 2015.

Recorde-se que, anteriormente, a família Obiang esteve interessada na aquisição do Banif e que esse investimento foi uma contrapartida exigida pelo governo português, para autorizar a entrada da Guiné Equatorial na CPLP