NOVO BANCO FORÇA SAÍDA DE OLIVEIRA

 

O Novo Banco já decidiu que vai deixar cair Joaquim Oliveira, pressionado pelo BCE para resolver os problemas com os grandes devedores. A decisão implicará a entrega da posição do empresário no grupo de media Controlinveste (DN, JN, O Jogo, TSF) aos restantes accionistas e a venda da posição de 50% que detém, a par com a operadora de telecomunicações Nos, na estação desportiva Sport TV.

Na sequência da decisão, a Nos poderá assim garantir 100% do capital da Sport TV, numa operação que garantirá a Joaquim Oliveira um encaixe financeiro para amortizar parte do seu passivo bancário. Na sequência destas movimentações é agora dado como adquirido o afastamento de Bessa Tavares, o fundador e o todo-poderoso gestor da Sport TV.

A tomada da maioria do capital da Sport TV será afinal a razão ainda secreta do forte investimento da operadora no financiamento aos grandes clubes e na compra de direitos exclusivos de transmissão dos jogos. Com a Nos, a sobrevivência da Sport TV está assegurada. Uma manobra de génio do CEO Miguel Almeida, que assim vê quase garantida a sua recondução no lugar.