O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e o colégio de comissários visitaram a Cidade do Luxemburgo a 3 de Julho para marcar o início da Presidência luxemburguesa da UE e debater as prioridades para os próximos seis meses com os seus homólogos no governo luxemburguês.
O presidente Juncker reuniu-se com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, e, numa conferência de imprensa conjunta, os dois líderes confirmaram que as prioridades da Presidência e da Comissão são idênticas.
O programa do Luxemburgo baseia-se na agenda estratégica do Conselho Europeu, nas dez prioridades da Comissão Juncker e no programa de trabalho da Comissão para 2015.
Intitulado “A união dos cidadãos”, o programa da presidência do Luxemburgo visa tornar a Europa “mais perto das expectativas dos seus cidadãos e mais eficaz para as empresas e as PME”.
O programa consiste em sete prioridades, que incluem investimento para impulsionar o crescimento e o emprego, nomeadamente através da construção do Plano de Investimentos Estratégico para a Europa; integração dos quatro pilares da UEM; e revitalização do mercado único, concentrando-se na sua dimensão digital.
O presidente Juncker também prestou homenagem às realizações da presidência cessante da Letónia, nomeadamente quanto ao plano europeu estratégico de investimento.