Jorge Coelho, ex-ministro das Obras Públicas de António Guterres, é um dos nomes mais falados nos bastidores socialistas como futuro candidato do PS à Câmara Municipal de Lisboa.
Uma boa parte da cúpula rosa tem profundas dúvidas quanto à capacidade eleitoral de Fernando Medina, o actual presidente do município por sucessão de António Costa, que assumiu a candidatura a primeiro-ministro como a sua única aposta.
Medina é considerado competente e bem preparado técnica e até politicamente, mas não lhe é reconhecida capacidade para “descer ao povo”, para conquistar o eleitorado que garanta a vitória socialista.
Jorge Coelho, ao contrário, é considerado como um “popularucho” que entra muito bem no eleitorado decisivo para garantir uma vitória na capital, para além de ter uma reconhecida experiência e capacidade políticas.
A entrada de Jorge Coelho no programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo”, sucedendo a António Costa e contracenando com José Pacheco Pereira, do PSD, e António Lobo Xavier, do CDS, é vista como o ponto de partida para garantir a recuperação da notoriedade pública de Jorge Coelho.