O grupo Pestana ganhou a concessão do Ayuntamento de Madrid para a exploração, durante 40 anos, do Hotel de Luxo na Plaza Mayor da capital madrilena. O grupo português vai pagar uma renda anual de 420 mil euros anuais, 40% acima do valor base de licitação, num total de 16,8 milhões de euros, batendo as propostas rivais dos grupos espanhóis NH e Key International, o veículo de investimento imobiliário da família Ardid.
O Hotel Plaza Mayor ficará instalado na Casa de Carnicería, onde funcionavam os antigos armazéns de carne da cidade, e será o mais emblemático investimento do grupo português. A dimensão do imóvel é no entanto demasiado pequena para a instalação de um grande hotel, ficando por isso com a categoria de Parador, o equivalente espanhol às Pousadas portuguesas, seguindo aliás a solução encontrada pela Câmara Municipal de Lisboa para a Pousada de Lisboa, que o grupo de Dioniso Pestana inaugurou, na semana passada, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
A recuperação da Casa de Carnicería, que se encontrava abandonado desde que, há vários anos, deixou de ser a sede da Junta Municipal de Centro, implicou um enorme investimento por parte do Ayuntamento de Madrid. A concessão prevê que o futuro hotel possa ser ampliado para as traseiras, prolongando-se para um edifício onde funciona um quartel de bombeiros, o que garantirá um acesso a uma rua aberta ao trânsito.
A entrada em Espanha do Grupo Pestana aconteceu em Outubro de 2013, quando, com o apoio do Banco Sabadell (parceiro do Millennium bcp em Portugal) investiu 15 milhões de euros para comprar à Vinci Hotels, o Hotel Arena, em Barcelona.
O grupo tem sete projectos em pipeline até 2017. Em Amesterdão, o grupo vai investir 30 milhões de euros num hotel de 5 estrelas, que ficará instalado num edifício histórico e que abrirá portas já no próximo ano. Nos EUA, onde o grupo já está presente em Miami, os planos prevêm a construção, em Nova Iorque, de um hotel de raiz, que entrará em operação em 2017, mobilizando um esforço financeiro de 37 milhões de euros.
Na Baixa de Lisboa, e depois da entrada em operação da Pousada do terreiro do Paço, o grupo tem planos para um hotel de 80 quartos, com a categoria de 4 estrelas, num edifício que adquiriu na Rua do Comércio. No Porto, o Pestana Porto Hotel vai duplicar a oferta disponível, passando de 50 para 100 quartos, enquanto na ilha açoriana de São Miguel, está anunciada a renovação do Hotel Bahia Palace. O grupo vai também gerir um hotel em Marraquexe, por concessão do Estado marroquino, que detém a propriedade do edifício.
O grupo Pestana tem hoje um total de 86 unidades hoteleiras, incluindo as 30 Pousadas de Portugal, distribuídas por 15 países diferentes.