O Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou na última semana o volume da venda de divisas à banca comercial angolana em mais de 134%, para 936 milhões de dólares, o equivalente a 840 milhões de euros. A injecção de divisas na banca angolana nesta primeira semana de Junho representou máximos de um ano, contrastando com os 400 milhões de dólares da semana anterior, que já tinha representado um aumento semanal superior a 30%. No início do ano, as vendas semanais do BNA chegaram a ser inferiores a 200 milhões de dólares.
A medida está em linha com o anúncio feito, a 28 de Maio, pelo governador do BNA, José Pedro de Morais Júnior, do aumento do número de leilões semanais de divisas à banca comercial, uma das medidas previstas, por instrução do Governo, para descomprimir a actual crise cambial no país. O Governador do banco central reconheceu na altura que a redução de 30% na injecção de divisas pelo BNA na banca comercial, que se registava desde o início do ano, devido à quebra das receitas de exportação do petróleo, estava a refletir-se na actividade das empresas angolanas.
Depois das restrições à injeção de divisas, devido à projecção inicial macroeconómica assente numa quebra na cotação do barril de crude, o governador diz que o BNA tem hoje “elementos para flexibilizar esta gestão”, passando de dois para três leilões semanais, para regularizar o fluxo de divisas à banca comercial.