Durão Barroso desistiu em definitivo da candidatura presidencial e poderá mesmo nunca mais poder protagonizar alguma candidatura a um cargo público, depois de ter sido designado para suceder a Francisco Pinto Balsemão no steering committee do clube de Bilderberg, o órgão de gestão que organiza os encontros anuais.
O novo nome português do steering committee terá ainda de ser aprovado pelos restantes membros. Espera-se que Durão Barroso assuma o cargo depois da reunião anual do clube Bilderberg, marcada para os Alpes austríacos, para daqui a duas semanas – poucos dias depois e a alguns quilómetros do local do encontro do G7, na Alemanha.
Esta escolha significa que o antigo primeiro-ministro Durão Barroso vai nos próximos anos ser um protagonista de bastidores na cena política portuguesa o que valorizará ainda mais o barrosismo.
Neste contexto, o apoio de Durão Barroso pode ser crítico para o Portugal Novo. Esta situação pode ainda não ser relevante nas próximas eleições legislativas, mas será importante nas presidenciais.